Rodrigo Saraiva, da NextPower (Portugal)




Rodrigo Saraiva, editor do blog PiaR e um dos consultores de comunicação mais respeitados de Portugal (trabalha atualmente na NextPower), defende que o perfil no Twitter deve – sem contar RTs e DMs – ter um número limitado de mensagens por dia. “Desta forma, o perfil não fica chato, ou seja, não parece spam”.

Ao PR Interview, o especialista declarou também que muitas empresas ainda cometem erros básicos nas redes sociais. “No Facebook, ainda se assiste a muitas marcas e entidades criarem perfis em vez de páginas oficiais”, exemplifica.

O avatar do blogueiro e consultor de comunicação Rodrigo Saraiva

Acompanhe a seguir os principais pontos desta entrevista:

PR Interview: Como estão estruturadas as assessorias de imprensa em Portugal?

Rodrigo Saraiva: Não podemos dizer que em Portugal exista um modelo standard de funcionamento das agências/consultoras. Algumas têm optado por seguir o modelo das multinacionais, com áreas especializadas. Mas, a maioria das agências é polivalente, assim como os seus profissionais.

PR Interview: E como é o trabalho do assessor de imprensa?

Rodrigo Saraiva: As agências de assessoria de imprensa de Portugal começam a conquistar um espaço que vai além da assessoria, tornando-se agências consultoras, com uma dimensão crítica relevante. Neste contexto, os profissionais trabalham no modelo “dois em um”, ou seja, como assessores e consultores, demonstrando pró-atividade e não se limitando somente ao repasse de informações.

PR Interview: Esta pró-atividade contempla a atuação nos blogs?

Rodrigo Saraiva: Qualquer profissional de comunicação que queira prestar o melhor e mais atual serviço a seus clientes precisa contemplar em suas estratégias os blogs e novas mídias. Isso porque pesquisas indicam que as pessoas passam cada vez mais tempo na Internet, seja para procurar ou compartilhar informação. Qualquer pessoa é hoje em dia um formador de opinião. Em Portugal, temos um interessante fenômeno em que muitos dos colunistas e jornalistas da imprensa escrita tradicional têm presença em blogs e redes sociais.

PR Interview: O que muda no trabalho diário do assessor?

Rodrigo Saraiva: Temos um novo mundo nos canais de comunicação. Uma estratégia pode ser feita somente com base na social media ou pode integrar também o novo (PR 2.0) e o velho mundo (PR Tradicional). Neste contexto, as novas plataformas são um desafio permanente. Para atuar nelas, é preciso estudar bem as regras para não se cometer erros básicos. Um exemplo: no Facebook, ainda se assiste a muitas marcas e entidades criarem perfis em vez de páginas oficiais. Este caminho é equivocado por duas razões. Primeira: vai contra as regras do próprio Facebook, no qual o perfil é apenas para pessoas. Para que as marcas, instituições e outros, como museus, por exemplo, atuem no Facebook foram criadas as páginas. Segundo: os perfis são limitados a 5.000 amigos e qualquer empresa ambiciona se relacionar com um número maior de pessoas. Em relação ao Twitter e também ao Facebook, um outro ponto interessante  é estabelecer – sem contar RTs e DMs – um número máximo de mensagens por dia para não passar a ser um perfil “chato”, ou seja, quase spam. Pode-se, por exemplo, enviar duas mensagens de manhã e duas à tarde. É lógico que, eventualmente, este limite pode ser ultrapassado. Afinal, a principal regra nas midia sociais é mesmo o bom-senso! Sem ele, fica tudo aberto para dar erro.

PR Interview: Para finalizar, qual case de Portugal merece ser destacado?

Rodrigo Saraiva: Dos cases de social media, eu gosto bastante do projeto “7 maravilhas naturais de Portugal”. A página oficial no Facebook conta com mais de 60.000 fãs e aproximadamente 1.600 fotografias publicadas pelos participantes. Um verdadeiro case de consumer generated, no qual os fãs assumiram o papel de produtor de conteúdo.

NO PRÓXIMO POST:

Entrevista com Mario Humberg, da CL-A Comunicações (Brasil)

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Sobre Rodrigo Capella

Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Com artigos e livros sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior, Capella é palestrante e influenciador digital do agronegócio. Também é editor do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br).
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