05 dicas para uma empresa de agronegócio não errar nas redes sociais


regra de ouro

Por Rodrigo Capella*

Tenho acompanhado o conteúdo divulgado por diversas empresas de agronegócio nas redes sociais. Embora algumas mensagens sejam assertivas, a maior parte delas tem baixa interatividade e, consequentemente, insignificativo retorno.

Compartilho a seguir cinco dicas para uma empresa de agronegócio não errar nas redes sociais:

 

1) Use a regra de ouro 90/10

Compartilhe apenas 10% do conteúdo sobre produtos e sobre a empresa de agronegócio. Os outros 90% das mensagens precisam abordar informações de mercado, passar orientações para o agropecuarista e destacar inovações, entre outras possibilidades.

2) Conte histórias

Nas redes sociais, as pessoas gostam de se envolver com histórias. Por isso, não hesite em compartilhar mensagens sobre como seus clientes tiveram um ganho de produção ou ainda sobre uma sucessão familiar que acaba de acontecer em uma determinada propriedade.

3) Estimule o diálogo

Interação é uma palavra-chave nas redes sociais. Por isso, faça perguntas em algumas postagens e invista muito tempo para ler as respostas dos seguidores. O aprendizado será grande e você saberá qual tipo de conteúdo o público realmente quer.

4) Eduque os seus seguidores

Aproveite as redes sociais para apresentar e explicar conceitos e técnicas. Sugiro a utilização de um vídeo curto, de no máximo dois minutos, com exemplos reais. Este tipo de recurso tem ótima aceitação.

5) Entretenimento é fundamental

Com muito cuidado e regras bem definidas, promova desafios rápidos e realize ações com o objetivo de entreter os seguidores. Divulgue, por exemplo, a foto de uma propriedade de um cliente e pergunte se alguém sabe em qual município se encontra esta área. Ao dar a resposta da exata localização, informe que se trata de um cliente da empresa há diversos anos.

(*) Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa que funciona como uma extensão do cliente, criando e desenvolvendo estratégias de comunicação com foco sempre em resultados. A Ação Estratégica tem ampla experiência em comunicação para o segmento de agronegócio. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br

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Sobre Rodrigo Capella

Diretor Geral da Ação Estratégica, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
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