Como uma empresa de agronegócio pode se diferenciar nas redes sociais?


social-media-1795578_960_720

Por Rodrigo Capella*

Para obter ótimos resultados nas redes sociais, as empresas de agronegócio precisam adotar estratégias diferenciadas, com o objetivo de impactar os agropecuaristas.

A seguir, compartilho cinco dicas para uma empresa de agronegócio se destacar nas redes sociais:

1) Não despreze a força dos grupos

Muitos agropecuaristas participam de grupos de discussão nas redes sociais. Executivos das empresas de agronegócio também podem interagir nestes ambientes e compartilhar conteúdo. Mas, cuidado: a divulgação de informações institucionais em excesso se torna cansativa. Por isso, é preciso também compartilhar dicas, tendências, orientações e conceitos, entre outras possibilidades. Com a participação dos executivos nestes grupos, as empresas de agronegócio ganharão relevância e notoriedade nas redes sociais.

2) Valorize o seu público

Divulgue nas redes sociais da empresa conteúdo produzido por agropecuaristas, como fotos, textos, resultados de safra etc. Solicite material aos clientes e também acompanhe o que eles divulgam no ambiente online. Nas redes socais, as pessoas também gostam de ser prestigiadas e valorizadas.

3) Invista em vídeos diferenciados

Este recurso ainda tem um grande potencial, se for utilizado de forma inovadora. Vídeos curtos e até mesmo sem som, com imagens fortes, podem impactar os agropecuaristas. A receita é ter um ótimo roteiro, não esquecer da objetividade e usar imagens exclusivas.

4) Ajude o público a tomar a decisão correta

Dedique um bom tempo para a coleta e análise de informações estratégicas. Divulgue conteúdo que irá realmente ajudar o seu público a tomar a decisão correta. Alterações climáticas, cotações e leilões precisam ser priorizados.

5) Valorize o tempo real

Faça cobertura de eventos, mostre um departamento da empresa de agronegócio, apresente a rotina de um cliente. Mostre o que está acontecendo agora! Esse tipo de estratégia irá contribuir para um maior engajamento nas redes sociais.

(*) Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa que funciona como uma extensão do cliente, criando e desenvolvendo estratégias de comunicação com foco sempre em resultados. A Ação Estratégica tem ampla experiência em comunicação para o segmento de agronegócio. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br  

Anúncios

Sobre Rodrigo Capella

Diretor Geral da Ação Estratégica, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s