O agronegócio e a assessoria de imprensa


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Rodrigo Capella*

Organizar campanhas internas, elaborar material para feiras e eventos, coordenar a montagem de estandes, atualizar o site, acompanhar a produção do novo vídeo institucional, dar suporte para a equipe de vendas…

Se você trabalha no departamento de marketing de uma empresa de agronegócio, é bem provável que estas e outras atividades façam parte de sua lista diária.

Muitas vezes, por conta de tantas atribuições, uma outra atividade estratégica acaba não recebendo uma grande atenção: a assessoria de imprensa.

Como consequência, logo se constata uma realidade: os textos divulgados não trazem resultados significativos, a comunicação não gera impacto e a empresa não ganha relevância como marca em seu mercado.

Tudo isso, no entanto, pode ser evitado se a empresa contratar uma assessoria de imprensa que conheça o agronegócio, que entenda essa situação vivida por muitos dos profissionais de marketing e que não atue de forma reativa, esperando apenas as informações para produzir os textos de divulgação.

Em suas atividades diárias, é imprescindível que a empresa de assessoria de imprensa contratada seja uma extensão da empresa de agronegócio e que auxilie em diversas etapas, como, por exemplo, elaboração de plano de comunicação, com sugestões de estratégias, públicos e praças; produção de relatórios frequentes para ajudar a justificar o investimento em assessoria de imprensa; clipagem e análise das notícias publicadas; e produção de eventos para a transmissão de conteúdo adequado aos vários influenciadores.

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Para a divulgação, formatos diferenciados também podem ser utilizados e a assessoria de imprensa precisa mapear estas oportunidades. Como exemplo, temos o podcast (gravação em áudio), enviado para rádios, e vídeo-release, direcionado para emissoras de televisão, blogs e canais do YouTube.

Outro ponto importante: a assessoria de imprensa precisa dar suporte para a elaboração do discurso de vendas, com base no histórico da empresa, portfólio de ofertas, ciclo de vendas, público-alvo e principais dores a serem solucionadas.

Para desempenhar com excelência estas tarefas, a empresa de assessoria de imprensa deve estudar em detalhes o cliente, conhecer profundamente os veículos, mapear constantemente os eventos do setor, manter um relacionamento frequente com os influenciadores e oferecer treinamentos e orientações consistentes aos executivos que darão entrevistas.

Com esta metodologia, a assessoria de imprensa será eficaz e irá gerar resultados qualificados para o cliente, contribuindo, inclusive, para a geração de novos negócios.

Então, você, profissional de marketing, quer ou não quer uma empresa de assessoria de imprensa que seja parceira e que se envolva nas diversas etapas da comunicação?

Obs: artigo publicado originalmente no Portal Agrolink.

 (*) Rodrigo Capella é jornalista e Diretor da Pólvora PR, empresa com ampla experiência em assessoria de imprensa para o segmento de agronegócio. E-mail: rodrigo.capella@polvoracomunicacao.com.br 

Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
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