Cinco ferramentas para a assessoria de imprensa digital, por Rodrigo Capella


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Data-Driven, Interactive Content e Hyper Local Approaches. Você conhece estes conceitos? Uma dica: eles fazem, cada vez mais, parte do cotidiano das assessorias de imprensa e nos dão alicerces para diversas etapas: do planejamento à execução da estratégia; da captação de briefing à estruturação do relatório.

O Data-Driven pressupõe uma comunicação orientada por dados. Ou seja, a pesquisa – em diversas fases – ganha importância, acompanhada por uma precisa análise de dados. O assessor de imprensa virou, então, um analista de dados? Sim!

No livro “A Startup Enxuta”, Eric Ries apresenta um ciclo de feedback, baseado em “Construir-Medir-Aprender”, que ilustra muito bem esse cenário e poderia ser utilizado para a prática de assessoria de imprensa digital.

Afinal, auxiliamos na construção de marcas, produtos e mercados; medimos dados e realizados análises; e aprendemos para a etapa seguinte.

Já o Interactive Content propõe desafiar o receptor da mensagem com um conteúdo prático. Um quiz para identificar se o leitor cuida bem de suas orquídeas e um vídeo com dicas jurídicas para empresas são interessantes – e viáveis – exemplos.

No início deste artigo, utilizei a técnica de Interactive Content ao citar Data-Driven, Interactive Content e Hyper Local Approaches e fazer o questionamento: “Você conhece estes conceitos?”.

Em uma linha complementar ao Interactive Content e também ao Data-Driven, o Hyper Local Approaches sugere a personalização de uma informação, com base em comportamentos e características específicas. Neste sentido, pode-se dar dicas para cuidar de uma orquídea que está na varanda de um apartamento com face Sul.

Há diversas ferramentas que, se bem utilizadas, poderão auxiliá-lo a colocar em prática os conceitos de Data-Driven, Interactive Content e Hyper Local Approaches. Vamos a cinco delas:

Busca Avançada do Twitter

Experimente fazer uma busca no campo “Exatamente esta frase” para encontrar mensagens sobre seus clientes e concorrentes.

Pulse

Leia, pelo menos duas vezes por semana, artigos publicados nesta ferramenta.

socialmention

Veja que interessante os indicativos passion e reach, entre outros.

Social Searcher

Investigue concorrentes e pesquise bastante sobre a área de atuação do seu cliente.

Trello

Auxilia na organização de nossas tarefas, cada vez mais complexas.

Obs: artigo publicado originalmente no Portal Imprensa

Rodrigo Capella é diretor da Pólvora PR e autor do livro “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia”. O jornalista e assessor de imprensa Rodrigo Capella irá ministrar, no dia 22 de outubro, a oficina Assessoria de Imprensa Digital, promovida pelo Portal Imprensa. Para mais informações, clique aqui 

rodrigo.capella@polvoracomunicacao.com.br

Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
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