Maria do Rosário Louro, da Jervis Pereira (Portugal)


Click here and read the interview in English

“Ninguém contrata serviços de uma empresa sem ver o seu site e analisar a forma de posicionamento. É mais importante ter um site do que brochuras ou folhetos”.

Esta opinião é da portuguesa Maria do Rosário Louro, diretora-geral da Jervis Pereira.

Ao blog PR Interview, ela falou também sobre relatório de clipping, ROI e o trabalho que desenvolve para PMEs.

Acompanhe os principais trechos da entrevista:

Maria do Rosário Louro

PR Interview: Em assessoria de imprensa, o trabalho desenvolvido para as PMEs é diferente do implementado para grandes empresas?

Maria do Rosário Louro: Há algumas diferenças. As PMEs são mais difíceis de despertar interesse da imprensa. Os assessores não podem recorrer apenas ao envio de press releases e fazer somente convocação de entrevistas e conferências de imprensa, já que correm o risco de não obter grande êxito. A melhor forma de divulgar PMEs é interligar a comunicação e o marketing, articulando os respectivos planos passo a passo.

PR Interview: Os jornalistas de Portugal têm grande receptividade pelos eventos organizados por empresas?  

Maria do Rosário Louro: Sim, continuam tendo grande receptividade, principalmente se forem organizados por agências ou clientes. Nas Jervis Pereira, realizamos vários tipos de atividades, como conferências com a imprensa, almoços, apresentações, workshops, press trips e visitas às empresas, entre vários outros tipos.

PR Interview: Como vocês realizam, na agência, o trabalho de relatórios de clippings?

Maria do Rosário Louro: A nossa empresa elabora mensalmente relatórios de clipping com valorização econômica para todos os clientes. Cada relatório indica o tipo de mídia, a designação, o titulo da matéria, perfil, dimensão e circulação. Este serviço faz parte dos nossos serviços mais básicos e considero-o fundamental para a avaliação do nosso trabalho. No relatório segue sempre um gráfico com a evolução da valorização econômica ao longo dos meses.

PR Interview: Em Portugal, qual a importância do site para as empresas?   

Maria do Rosário Louro: Ninguém contrata serviços de uma empresa sem ver o seu site e analisar a forma de posicionamento. É mais importante ter um site do que brochuras ou folhetos. Quanto mais interativo for o site, mais dinâmica é a comunicação e mais bem posicionada fica a empresa.

PR Interview: Para finalizar, de que forma vocês medem o ROI?

Maria do Rosário Louro:  Se uma notícia ocupa meia página, o ROI é igual ao preço de tabela de meia página de publicidade naquele veículo. Se ocupar um parágrafo é igual ao preço do espaço publicitário de um parágrafo etc. Este critério é valido para imprensa escrita, rádio e TV. A internet ainda não é quantificada. Neste caso, adotamos critérios internos. 

Bookmark and Share

NO PRÓXIMO POST:

Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Maria do Rosário Louro, da Jervis Pereira (Portugal)

  1. Rafaela, tudo bem contigo? Dia 15 entra nova entrevista. Obrigado pela visita. Abs, Rodrigo Capella.

  2. Interessante a afirmação da Maria do Rosário sobre as PMEs. Infelizmente, a imprensa acaba deixando este setor de lado, restrito a matérias especiais. Porém as PMEs têm projetos interessantes que podem e merecem ser divulgados. Basta que a empresa tenha as estratégias adequadas para isso, como a Maria do Rosário também citou. É um desafio, mas que, aos poucos, vai sendo superado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s