Adonis Alonso, editor do Blog do Adonis


Click here an read the interview in English

Não gosto de receber telefonemas melosos de assessores de comunicação perguntando se curti ou gostei do release. Eu não tenho que curtir, nem gostar. Tenho que achar a informação relevante para o público que lê o meu blog”.

O desabafo acima é de Adonis Alonso, editor do Blog do Adonis, referência no segmento de comunicação, propaganda e marketing.

Adonis Alonso, do Blog do Adonis

Confira a seguir os principais trechos da entrevista:

PR Interview: O que uma assessoria de comunicação deve fazer para se relacionar bem com um blogueiro?

Adonis Alonso: Tratá-lo da mesma forma como faz com jornalistas de veículo. Na maioria das vezes, também são profissionais dessa área. Por outro lado, como os blogs procuram abordar a notícia de forma diferenciada, é preciso atender suas solicitações com relação a dados adicionais, imagens ainda inéditas se possível, entrevistas que não fazem parte do press release original etc.

PR Interview: As assessorias de comunicação já entendem a importância dos blogs?

Adonis Alonso: Penso que sim. Pelo menos no meu caso, que abrange uma área de atuação específica e também pela minha origem em veículo especializado tradicional. Como o blog trabalha com menos espaço e volume e procura matérias diferenciadas, além de incluir opinião em muitos casos, essas acabam tendo um peso relevante no total do material publicado.

PR Interview: No seu blog, você publica somente notícias exclusivas ou com abordagem diferenciada. Mesmo assim algumas agências insistem em te oferecer conteúdos já publicados em outros veículos?

Adonis Alonso: Isso ocorre diariamente. Recebo o mesmo material enviado a todos os jornalistas do setor. Quando a matéria em questão não se trata de furo ou notícia exclusiva, preciso trabalhar o material.  Peço todo tipo de informação que possa contribuir para que a minha nota seja diferenciada. São vários casos semelhantes. É só conferir uma notícia largamente divulgada por vários sites e observar seu conteúdo no meu blog.

PR Interview: Você gosta de receber telefonema de assessor de comunicação?

Adonis Alonso: Quero ser tratado como um jornalista comum de qualquer veículo. Atendo a todos, discuto a pauta com todos e digo claramente quando e porque determinada notícia não será publicada no blog. Só não gosto de receber telefonemas melosos perguntando se curti ou gostei do release. Eu não tenho que curtir nem gostar. Tenho que achar a informação relevante para o público que lê o meu blog.

PR Interview: Para finalizar, qual recado você gostaria de mandar para as assessorias de comunicação?

Adonis Alonso: Que não encarem os blogs como volume adicional de seu clipping. Eles não existem para aumentar a produção da assessoria, mas sim para abordar a mesma informação de outro ângulo. Se possível, que se escolherem um blog como importante para o seu clipping, que já ofereçam condições diferenciadas de publicação.

Bookmark and Share

NO PRÓXIMO POST:

Entrevista com Peter Shankman, fundador e CEO da The Geek Factory (Estados Unidos)

 

Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Adonis Alonso, editor do Blog do Adonis

  1. Rafaela, obrigado pela visita. Abs, Capella.

  2. Assessor de imprensa realmente tem relação complicada com os jornalistas e acredito que seja ainda mais difícil com os blogueiros. Saber separar o que interessa ao leitor do que interessa ao assessor é importante, mas raramente é feito. Achei a entrevista bem interessante e com uma opinião sincera por parte do Adonis.

  3. Stella, obrigado pela visita. Esta é realmente uma boa discussão. Abs, Capella.

  4. Stella disse:

    “Assessor de imprensa é aquele cidadão cujo salário é o dobro dos ganhos de um jornalista. Por isso, dispõe de mais tempo para “maquiar” o peixe que colocará à venda.” O que uma frase tem a ver com a outra?

  5. Obrigado pela visita. Abs. Capella

  6. Sou blogueiro também, e é complicado a insistência que muitos assessores de imprensa nos contatam para incluir a pauta em nosso blogs.
    Trato da seguinte forma: O conteúdo é relevante para os leitores? SIm? Publicado. Não? Sorry, fica pra próxima.

    Adorei a entrevista!!!

    ABS

  7. Anastacio, obrigado pela visita. Abordarei este tema em um outro post. Obrigado, Capella.

  8. Anastácio Aroeira disse:

    Desde quando assessor de imprensa é jornalista? Assessor de Imprensa é vendedor, está do outro lado do balcão. Sua função é “dourar a pílula” do cliente. Jornalista que publica informações contidas nos releases, sem checar, merece ser demitido por justa causa. Assessor de imprensa é aquele cidadão cujo salário é o dobro dos ganhos de um jornalista. Por isso, dispõe de mais tempo para “maquiar” o peixe que colocará à venda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s