Colette Ballou, fundadora e presidente da Ballou PR (França)


To read the interview in English, click here

Quais são as principais tendências de Relações Públicas na França? De acordo com Colette Ballou, fundadora e presidente da Ballou PR, a resposta para esta pergunta pode ser resumida em cinco mensagens-chave: influência; pensamento global, mas ação local; storytelling; social media e networks.

“Como as mídias mudam, os profissionais de PR e as agências devem mudar também. Alguns profissionais da indústria estão dizendo que a publicidade está morta e que PR está passando por uma “(r) evolução”, na qual mídia social é o principal motor”, diz.

Colette Ballou, da Ballou PR

Acompanhe a seguir os principais trechos desta entrevista:

PR Interview: Como as agências de Relações Públicas trabalham na França?

Colette Ballou: As agências de Relações Públicas em Paris não são muito diferentes do que as de outras cidades e países. No entanto, elas diferem em relação aos programas e serviços que oferecem e também em relação as áreas que atuam, como, por exemplo, tecnologia, estilo de vida, moda. Um número de agências especializadas está pensando um pouco mais “fora da caixa” e oferecendo programas que vão além das relações de mídia simples. Infelizmente, há também algumas agências que vendem PR como tapetes: oferecerem programas de baixo preço com um nível ainda mais baixo de serviço.

PR Interview: Quais são as tendências de Relações Públicas na França?

Colette Ballou: Há uma série de mensagens-chave que define as tendências atuais de PR. Essas mensagens-chave refletem temas que incentivam os profissionais de RP na França a pensar e trabalhar de forma diferente. Alguns exemplos incluem Influência; pensamento global, mas ação local; Storytelling, Social Media e Networks.

PR Interview: As agências de PR da França estão preparadas para atuar na social media?

Colette Ballou: A França sempre foi uma das maiores comunidades de blogs do mundo e os seus grupos de tecnologia estão entusiasmados com as novas ferramentas e também com a chance de adotá-las rapidamente. Isso se aplica também à Social Media.

PR Interview: Qual case de Social Media você gostaria de comentar?

Colette Ballou: A mídia social está forçando as empresas na França para repensar a forma como elas se comunicam. Um exemplo é a marca Vitamin Water, que optou por não fazer anúncios quando se lançou na França e se apoiou nas mídias sociais. Uma campanha bem sucedida mostra claramente o poder da mídia social e também o fato de que as marcas não podem ignorar a mídia social se quiserem efetivamente alcançar os consumidores.

PR Interview: Para finalizar, no Brasil discutimos bastante sobre se os colaboradores de agências de Relações Públicas devem ter participação nos lucros. Qual a sua opinião?

Colette Ballou: A França tem um sistema complicado. Desta forma, o que funciona em um país pode não necessariamente funcionarem outro. A estrutura das agências francesas de Relações Públicas torna a participação nos lucros difícil. Cada membro de uma agência não traz o mesmo valor para a empresa.

Para ler a entrevista completa, clique aqui

Bookmark and Share

NO PRÓXIMO POST:

Entrevista com Carol Terra, editora do blog RPalavreando (Brasil)

Sobre Rodrigo Capella

Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Com artigos e livros sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior, Capella é palestrante e influenciador digital do agronegócio. Também é editor do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br).
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Colette Ballou, fundadora e presidente da Ballou PR (França)

  1. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive Os 10 melhores posts de Relações Públicas da semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s