Colette Ballou, fundadora e presidente da Ballou PR (França)


To read the interview in English, click here

Quais são as principais tendências de Relações Públicas na França? De acordo com Colette Ballou, fundadora e presidente da Ballou PR, a resposta para esta pergunta pode ser resumida em cinco mensagens-chave: influência; pensamento global, mas ação local; storytelling; social media e networks.

“Como as mídias mudam, os profissionais de PR e as agências devem mudar também. Alguns profissionais da indústria estão dizendo que a publicidade está morta e que PR está passando por uma “(r) evolução”, na qual mídia social é o principal motor”, diz.

Colette Ballou, da Ballou PR

Acompanhe a seguir os principais trechos desta entrevista:

PR Interview: Como as agências de Relações Públicas trabalham na França?

Colette Ballou: As agências de Relações Públicas em Paris não são muito diferentes do que as de outras cidades e países. No entanto, elas diferem em relação aos programas e serviços que oferecem e também em relação as áreas que atuam, como, por exemplo, tecnologia, estilo de vida, moda. Um número de agências especializadas está pensando um pouco mais “fora da caixa” e oferecendo programas que vão além das relações de mídia simples. Infelizmente, há também algumas agências que vendem PR como tapetes: oferecerem programas de baixo preço com um nível ainda mais baixo de serviço.

PR Interview: Quais são as tendências de Relações Públicas na França?

Colette Ballou: Há uma série de mensagens-chave que define as tendências atuais de PR. Essas mensagens-chave refletem temas que incentivam os profissionais de RP na França a pensar e trabalhar de forma diferente. Alguns exemplos incluem Influência; pensamento global, mas ação local; Storytelling, Social Media e Networks.

PR Interview: As agências de PR da França estão preparadas para atuar na social media?

Colette Ballou: A França sempre foi uma das maiores comunidades de blogs do mundo e os seus grupos de tecnologia estão entusiasmados com as novas ferramentas e também com a chance de adotá-las rapidamente. Isso se aplica também à Social Media.

PR Interview: Qual case de Social Media você gostaria de comentar?

Colette Ballou: A mídia social está forçando as empresas na França para repensar a forma como elas se comunicam. Um exemplo é a marca Vitamin Water, que optou por não fazer anúncios quando se lançou na França e se apoiou nas mídias sociais. Uma campanha bem sucedida mostra claramente o poder da mídia social e também o fato de que as marcas não podem ignorar a mídia social se quiserem efetivamente alcançar os consumidores.

PR Interview: Para finalizar, no Brasil discutimos bastante sobre se os colaboradores de agências de Relações Públicas devem ter participação nos lucros. Qual a sua opinião?

Colette Ballou: A França tem um sistema complicado. Desta forma, o que funciona em um país pode não necessariamente funcionarem outro. A estrutura das agências francesas de Relações Públicas torna a participação nos lucros difícil. Cada membro de uma agência não traz o mesmo valor para a empresa.

Para ler a entrevista completa, clique aqui

Bookmark and Share

NO PRÓXIMO POST:

Entrevista com Carol Terra, editora do blog RPalavreando (Brasil)

Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Colette Ballou, fundadora e presidente da Ballou PR (França)

  1. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive Os 10 melhores posts de Relações Públicas da semana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s