Carlos Carvalho, da Abracom (Brasil)


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Quais devem ser as principais discussões do mercado de comunicação em 2012? Para Carlos Carvalho, diretor executivo da Abracom, a “multiplicação das formas de expressão do consumidor, do cidadão, através de mídias sociais” e a comunicação em grandes eventos devem ditar o ritmo do próximo ano.

Carlos Carvalho, da Abracom

Em entrevista ao blog PR Interview, Carvalho destacou também que “encontrar profissionais qualificados para um trabalho estratégico de comunicação” foi um dos principais desafios das agências ao longo de 2011.

Acompanhe a seguir os principais trechos desta entrevista:

PR Interview: Como você avalia o ano de 2011?

Carlos Carvalho: O ano de 2011 tem aspectos muito positivos. A definitiva chegada das empresas no ambiente das mídias sociais, associada ao bom momento econômico do Brasil, gera novas demandas para as área de comunicação. As agências, por consequência, são demandadas para oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de relacionamento com os públicos estratégicos de seus clientes.

PR Interview: Quais foram os principais desafios das agências de comunicação em 2011?

Carlos Carvalho: Encontrar profissionais qualificados para um trabalho estratégico de comunicação tem sido um dos principais desafios das agências neste ano. Também é um momento importante para buscar uma maior valorização dos serviços prestados pelas agências. Ainda há setores da economia que enxergam o mercado de comunicação corporativa pelo prisma da assessoria de imprensa. Este é apenas um dos serviços que está disponível no mix de soluções que pode ser utilizado para promover o relacionamento de uma organização com seus públicos estratégicos. As agências estão cada vez mais preparadas – e se preparando – para atender a uma demanda mais refinada, mais estratégica.

PR Interview: Quais devem ser as principais discussões do mercado de comunicação em 2012?

Carlos Carvalho: A multiplicação das formas de expressão do consumidor, do cidadão, através de mídias sociais, por exemplo, dominará as preocupações do mercado em 2012, como já aconteceu neste ano. Também teremos um interesse crescente pela comunicação em grandes eventos. E o cenário econômico internacional poderá ditar mudanças no mercado, caso a crise internacional se agrave.

PR Interview: Em sua opinião, o mercado brasileiro de comunicação corporativa deve crescer em 2012?

Carlos Carvalho: É cedo para fazer essa projeção. A tendência é de crescimento, mas há muita cautela com a situação da economia internacional e seus possíveis reflexos na atividade econômica no Brasil.

PR Interview: Para finalizar, a maioria das agências de comunicação ainda está localizada na região Sudeste. Ou houve, nos últimos meses, uma maior distribuição?

Carlos Carvalho: Essa concentração reflete o que acontece na economia brasileira. O centro decisório das grandes empresas está mais concentrado no Sudeste. A comunicação corporativa está diretamente ligada à estratégia das empresas, então, é natural que boa parte das contas esteja concentrada em São Paulo, Rio ou Brasília, por exemplo. Mas, a dinâmica da economia nacional está em transformação. Hoje, temos mercados em grande expansão em Estados como Pernambuco, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul, onde a Abracom tem presença forte, com comissões estaduais ativas e um  número crescente de associadas.


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Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
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11 respostas para Carlos Carvalho, da Abracom (Brasil)

  1. Pingback: Balanço e novas perspectivas para a comunicação | Link Consultoria

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  3. Edu, excelente comentário!! Realmente, o consumidor 2.0 se faz cada vez mais presente. Abs, Capela.

  4. Eduardo Alves disse:

    Olá, Rodrigo, parabéns pela entrevista. Ficou muito boa. O Carlos fez importantes considerações sobre o mercado. Quero acrescentar que, na minha opinião, o ano de 2011 serviu muito para mostrar a foça do consumidor 2.0. Trabalho muito com clientes de consumo e tenho visto um movimento das agências em apresentar soluções que busquem auxiliar o cliente a fidelizar seu consumidor de modo a tê-lo como promotor de sua marca e não fazendo o contrário disso. Essa é a jogada do engajamento, da atitude de marca.

    Um abraço, Edu

  5. Carol, concordo contigo: o Carlos é uma grande referência!!! Abs, Capella.

  6. Elaine, realmente, o Carlos tem ótimas ideias!!! Abs, Capella.

  7. Ana, vai em frente!!!!! Sucesso!!! Abs, Rodrigo Capella.

  8. carolinaterra disse:

    O Carlos é um dos dirigentes de associações de classe que eu mais admiro e respeito! Parabéns pela entrevista e pela discussão! Abs, @carolterra

  9. Rodrigo, mais uma vez você trouxe um tema bem oportuno e a voz de um especialista referência como o Carlos.

  10. Ana Paula Maciel disse:

    Muito boa a entrevista, adorei!
    É bom saber que posso estar no caminho certo, já que esta é uma área em que pretendo me especializar.

  11. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive Relações Públicas

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