Jim Joyal, da SHIFT Communications (Estados Unidos)


“Muitos líderes de empresas e especialistas em comunicação têm mudado de opinião. Se antigamente acreditavam somente no potencial da imprensa escrita, agora confiam na credibilidade da blogosfera. É uma grande mudança!”.

A frase acima é de Jim Joyal, presidente da SHIFT Communications. Em entrevista ao PR Interview, o executivo destaca também que os profissionais de PR devem “sempre pensar nos blogueiros”.

SHIFT Communications Team

Confira a seguir os principais trechos da entrevista:

PR Interview: Em sua opinião, há uma grande diferença entre as estratégias de comunicação utilizadas pelas agências de PR ao redor do mundo?

Jim Joyal: Eu não acredito que a diferença seja tão substancial, mas é claro que a maneira como os assessores de comunicação se engajam com os influenciadores e editores varia de país para país. Vamos a alguns exemplos: os italianos “wine and dine” (em português, paparicar); os britânicos compram anúncio para ganhar espaço editorial; e os jornalistas americanos não deixam você nem oferecer um copo de café.

PR Interview: Já é possível afirmar que a social media acabou com o monopólio da mídia tradicional?

Jim Joyal: Uma palavra: Internet. A informação trafega com a velocidade da luz, literalmente. Com a internet servindo como facilitador das comunicações, a social media tem permitido aos consumidores a oportunidade de avaliar os serviços que adquiriram e de comentar os produtos que compraram. Além disso, é possível ler comentários de outros compradores e ter mais embasamento para tomar a decisão. Nada é mais importante do que a opinião dos consumidores e a social media tem permitido a disseminação de informações em escala efetiva e global.

PR Interview: Neste contexto, não é mais possível traçar uma estratégia sem contemplar os blogs?

Jim Joyal: Temos que sempre pensar nos blogueiros. A opinião deles é essencial para o aprimoramento e desenvolvimento de produtos e serviços.

PR Interview: Por quê?

Jim Joyal: Muitos líderes de empresas e especialistas em comunicação têm mudado de opinião. Se antigamente acreditavam somente no potencial da imprensa escrita, agora confiam na credibilidade da blogosfera. É uma grande mudança!

PR Interview: Para finalizar, na Internet as pessoas criticam as empresas que apenas “falam” e que não “escutam” os consumidores. Existe uma fórmula para se equilibrar as ações?

Jim Joyal: Todas as ações devem balancear “transmissão” e “recepção”. Se você não está “ouvindo” o que os consumidores estão falando sobre você e somente propaga conteúdo, esses internautas não serão seus clientes por muito tempo.

Bookmark and Share

NO PRÓXIMO POST:

Entrevista com Claudia Rondon, diretora da RP1 Comunicação

Anúncios

Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Jim Joyal, da SHIFT Communications (Estados Unidos)

  1. Pingback: Blogs ganham espaço e credibilidade | Jornal da Imprensa

  2. Pingback: Amitiés » Blog Archive » Credibilidade de blogs está em alta

  3. Elaine, muito obrigado pela visita! Abs, Rodrigo Capella.

  4. Eu acredito fortemente no poder que os blogueiros têm especialmente por conta da forma como trabalham seu conteúdo. De um modo geral eles conseguem transmitir uma informação, opinião ou ideia de maneira muito mais próxima do leitor do que um veículo de comunicação que, ao menos em teoria, precisa demonstrar imparcialidade. Além disso, o BLOG tem como característica fundamental estimular a interatividade, fazendo com que o leitor registre seus pensamentos de maneira imediata, sem burocracias, o que gera uma oportunidade para Instituições que consideram importante ouvir seus públicos.

  5. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive Os 10 melhores posts de Relações Públicas da semana

  6. Pingback: A credibilidade da blogosfera reconhecida também pelos executivos da comunicação | Viva Marabá Pará Brasil

  7. Pingback: A credibilidade da blogosfera reconhecida também pelos executivos da comunicação | Maria Frô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s