Wladimir Gramacho, da FSB Comunicações (Brasil)


“Infelizmente, ainda são poucos os clientes que tem clareza sobre a importância de medir resultados e de aprender com os erros e acertos da comunicação”. O desabafo é de Wladimir Gramacho, sócio-diretor da FSB Comunicações.

Wladimir Gramacho, da FSB

Em entrevista ao PR Interview, o executivo analisa também a importância dos escritórios regionais e traça o perfil adequado do PR: “Deve ser um profissional que pense de modo estratégico, sendo capaz de identificar comportamentos e preferências dos demais atores que disputam a opinião dos públicos relevantes. Isso é o que faz a diferença”.

Acompanhe a seguir os principais pontos da entrevista:

PR Interview: Como você avalia a qualificação dos profissionais de assessoria de comunicação?

Wladimir Gramacho: Acho que há uma profissionalização acelerada do assessor de comunicação. Os cursos de jornalismo já incorporaram disciplinas sobre o trabalho em assessoria e isso posteriormente se reflete na capacidade dos profissionais de compreender as necessidades e os desafios desse trabalho. Além disso, vejo grande preocupação dos profissionais do mercado com cursos de formação e atualização. Acho que o nível é bom, mas o mais importante é que está melhorando.

PR Interview: Neste contexto, qual é o perfil mais adequado de assessor de comunicação?

Wladimir Gramacho: É uma questão difícil. Deve ser um profissional com curiosidades e interesses permanentes, que o levem a acumular diariamente conhecimento sobre o tema de seu trabalho, e que mantenha boas relações na imprensa. Isso é básico. Mas, sobretudo, deve ser um profissional que pense de modo estratégico, sendo capaz de identificar comportamentos e preferências dos demais atores que disputam a opinião dos públicos relevantes. Isso é o que faz a diferença.

PR Interview: Falando agora sobre a FSB, os escritórios regionais são realmente importantes?

Wladimir Gramacho: A FSB nasceu no Rio de Janeiro e hoje tem escritórios em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Estamos falando, portanto, de centros essenciais do poder político e econômico no Brasil. Se queremos ser uma agência que compreende o Brasil e as questões de comunicação nacionais, precisamos ter bases sólidas nessas cidades. Só assim poderemos dar um atendimento diferenciado aos clientes, particularmente àqueles que atuam em diferentes Estados.

PR Interview: Os clientes exigem cada vez mais um trabalho focado em mensuração de resultados?

Wladimir Gramacho: A mensuração de resultados em comunicação vem se tornando cada vez mais um elemento obrigatório da agenda de corporações públicas e privadas. Infelizmente, ainda são poucos os clientes que tem clareza sobre a importância de medir resultados e de aprender com os erros e acertos da comunicação. Sem surpresa, são esses mesmos clientes os que mais acertam e os que põem em prática estratégias mais ousadas. Como nas grandes descobertas, quem saiu na frente tem se beneficiado muito de pesquisas e análises de resultados em comunicação.

PR Interview: Para finalizar, as TVs e as rádios corporativas ainda são um bom mercado para as assessorias de imprensa?

Wladimir Gramacho: Acredito que sim, desde que as estratégias tenham clareza do segmento ao qual se dirigem. A segmentação da oferta de conteúdo tem crescido muito com a profusão de novas tecnologias. Nesse sentido, é fundamental ter clareza sobre a adequação dos meios e mensagens aos públicos com os quais queremos falar.

Bookmark and Share

NO PRÓXIMO POST:

Entrevista com Jim Joyal, da SHIFT Communications (Estados Unidos)

Anúncios

Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Wladimir Gramacho, da FSB Comunicações (Brasil)

  1. Marcos, obrigado pela visita. Vamos ampliar este tema nos próximos posts. Abs, Capella.

  2. Marcos Tadeu de Souza disse:

    O jornalista, na entrevista, confunde assessoria de comunicação com assessoria de imprensa, sendo esta apenas uma das atividades da assessoria de comunicação. Ainda, concentra sua análise da “assessoria de comunicação” à formação e atuação dos jornalistas. Visão totalmente estreita, uma vez que a atividade diz respeito a todas as habilitações da área de comunicação. E, principalmente, deve ser realizada de forma multidisciplinar e integrada.
    Mantendo o equívoco, diz que o assessor de comunicação deve ter boa relação com a imprensa, personificando na figura deste a assessoria de imprensa, ao passo que as organizações devem criar e manter um programa de relacionamento, visando o atendimento das necessidades mútuas. Só assim as relações com a imprensa são duradouras e institucionalizadas.

    Marcos Tadeu de Souza
    Conrep 3ª Região 1961

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s