Ciro Dias dos Reis, da Imagem Corporativa (Brasil)


Em um post anterior, falamos aqui sobre fusões e aquisições nas empresas. Agora, vamos comentar sobre a possibilidade destes processos ocorrerem com mais força dentro das próprias agências de comunicação, como foi o caso, por exemplo, da S2 e da Publicom (leia esta matéria).

Ciro Dias dos Reis, presidente da Imagem Corporativa e da Abracom, acredita que as agências de comunicação podem vivenciar outros casos como este, mas observa:  “o mercado brasileiro de AI é diferente das grandes empresas. Tem funções e características bem específicas”.

Ciro, da Imagem Corporativa

“Nós, assessores de imprensa, somos prestadores de serviços. Enquanto, essas grandes empresas são, na maioria das vezes, indústrias que se fundem para aumentar marketing share, diminuir custos e aumentar escala de produção”, acrescenta.

Acompanhe a seguir os principais trechos desta entrevista:

PR Interview: As assessorias brasileiras podem passar, em breve, por grandes processos de fusões? Como você avalia?

Ciro Dias dos Reis: O mercado brasileiro de AI é diferente das grandes empresas. Tem funções e características bem específicas. Nós, assessores de imprensa, somos prestadores de serviços. Enquanto, essas grandes empresas são, na maioria das vezes, indústrias que se fundem para aumentar marketing share, diminuir custos e aumentar escala de produção. No mercado de assessoria de imprensa, isso não ocorre.

PR Interview: Por que não ocorre?

Ciro Dias dos Reis: Em uma eventual fusão, não temos a garantia de que o cliente irá continuar conosco. Além disso, o mercado brasileiro ruma para, cada vez mais, uma consolidação.

PR Interview: Consolidação? Em quais aspectos?

Ciro Dias dos Reis: No Brasil, as empresas atuam em grupos consolidados e tem estratégias baseadas em sua atuação. Temos as que trabalham em nível nacional e/ou internacional e ainda as agências especializadas em determinados segmentos, como lazer e gastronomia.

PR Interview: No exterior, o cenário é diferente?

Ciro Dias dos Reis: Em outros países, temos também a atuação de grandes grupos de PR que se fundiram e redirecionaram estratégias. Mas, no Brasil o mercado não é tão grande e as características são diferentes.

PR Interview: Para finalizar, é realmente difícil então termos fusões de assessorias de imprensa no Brasil?

Ciro Dias dos Reis: Não. Isso pode ocorrer. Não podemos afirmar que não acontecerá. Mas, o Brasil tem mecanismos próprios, diferente de outros países.

Bookmark and Share

NO PRÓXIMO POST:

Entrevista com Jerry Silfwer, do blog Doktor Spinn e da Whispr Group (Suécia)

Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s