Maristela Mafei, da Máquina Public Relations (Brasil)


“O uso do e-mail ainda tem uma força muito grande dentro das assessorias de imprensa, mas a tendência é a de que ele vá perdendo espaço para outros mecanismos de comunicação”.

A afirmação é de Maristela Mafei, sócia e fundadora da Máquina Public Relations e especialista em gestão de reputação de imagem. Para ela, “as pessoas mais jovens já não usam mais e-mails e  elas são, na maioria das vezes, os formadores de opinião dos produtos e serviços dos clientes que atendemos”.

Autora do livro “Assessoria de Imprensa”, Maristela conta, ao PR Interview, que, durante o ano de 2011, o mercado continuará ávido por novas soluções e ferramentas de web. “Estamos dedicando boa parte dos nossos investimentos no desenvolvimento de produtos que atendam e se antecipem a essas demandas. Hoje, já não se fazem mais planos de comunicação sem levar em conta esse mundo de oportunidades”.

A Máquina conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Acompanhe a seguir os principais trechos desta entrevista:

PR Interview: Quais caminhos devem ser percorridos para transformar uma agência em umas das principais assessorias de imprensa do País?

Maristela Mafei: Não tem muito segredo. O sucesso de um negócio é feito por uma parcela de sorte e muito trabalho e dedicação da equipe da empresa. A Máquina tem, desde seu lançamento, um time  focado em resultados e com inquietude intelectual. Isso é fundamental para o desenvolvimento da agência.

PR Interview: Falando dos serviços da agência, um dos principais é o talk show interativo. Ele tem grande procura?

Maristela Mafei: Trata-se de uma ferramenta multimídia voltada para treinamento de porta-vozes e comunicação interna. É um serviço que vem ganhando importância dentro das empresas que buscam formas modernas de comunicação com seus públicos de interesse.

PR Interview: Atualmente, com o fortalecimento da social media, este tipo de serviço é fundamental?

Maristela Mafei: O fortalecimento das mídias sociais despertou uma nova realidade para o mercado de comunicação. A interação e a agilidade, que sempre foram importantes, ganharam ainda mais relevância, e os produtos e os serviços de comunicação que não seguirem essa linha não terão espaço no mercado.

PR Interview: O Grupo Máquina desenvolve também comunicação financeira para mercados de capitais. Qual o diferencial deste serviço?

Maristela Mafei: A Máquina Finance PR, unidade responsável pela comunicação com o mercado financeiro, conta com uma equipe especializada que elabora e executa planos junto à imprensa especializada em finanças, entidades representativas de classe, órgãos reguladores, acionistas e acionistas em potencial, agências de rating, analistas de mercado, instituições financeiras e investidores nacionais e internacionais. Por meio deste trabalho se constrói e/ou fortalece a imagem da corporação junto a públicos do mercado financeiro e de capitais.

PR Interview: Para finalizar, o uso do e-mail ainda tem força na assessoria de imprensa?

Maristela Mafei: Sim, ainda tem uma força muito grande, mas a tendência é a de que ele vá perdendo espaço para outros mecanismos de comunicação. As pessoas mais jovens já não usam mais e-mails e  elas são, na maioria das vezes, os formadores de opinião dos produtos e serviços dos clientes que atendemos.  Vejo que a Internet hoje oferece muito mais possibilidades do que simplesmente o modelo tradicional . Você pode ver TV pela Internet, vídeos, trocar arquivos, acessar conteúdo pelo celular, iPad etc.

Acreditamos que, durante o ano de 2011, o mercado continuará ávido por novas soluções e ferramentas de web e estamos dedicando boa parte dos nossos investimentos no desenvolvimento de produtos que atendam e se antecipem a essas demandas.  Hoje, já não se fazem mais planos de comunicação sem levar em conta esse mundo de oportunidades. Mesmo as empresas que ainda não despertaram para a importância de estarem conectadas e ligadas ao mundo de informações da web têm o desejo de serem atendidas por um parceiro que as ajudem a tomar as decisões certas em relação a estratégias e a ferramentas.

Há também uma avidez enorme por informações e análises sobre cenários políticos, econômicos e setoriais. Pode ser paradoxal, mas o acesso quase livre a uma infinidade de dados proporcionado pela Internet só fez aumentar essa demanda e os nossos profissionais estão sendo treinados para a perspicácia na elaboração dessas análises. Elas não  podem ser um texto “solto” e bem escrito, mas  precisam fazer a diferença para os negócios e decisões do cliente.

Temos uma atenção muito grande em levar ao cliente instrumentos que o ajudem a medir a sua reputação na imprensa física e também na web. A comunicação, mais do que nunca, é encarada como um meio fundamental de valorização das empresas e suas marcas. Ou seja, vejo um mercado muito profissionalizado, competitivo e extremamente ávido por soluções inteligentes.

LEIA NO PRÓXIMO POST:

Entrevista com Patricia Amaya, da Patricia Amaya Comunicaciones (Colômbia)

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Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
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