Nuria Vilanova, da Inforpress (Espanha)




Exclusivo!! Com sete escritórios na Espanha e dois em Portugal, a agência internacional espanhola Inforpress acaba de chegar ao Brasil, com o nome de Audentia Comunicação (já existe uma empresa de comunicação chamada Inforpress no Brasil).

De olho na próxima Copa do Mundo e nas Olimpíadas, abriram um escritório em São Paulo e apostam bastante na realização de projetos 2.0, mas também no PR tradicional. A unidade brasileira será comandada por Mercè Ribera, que trabalha há mais de 20 anos no Grupo Inforpress, sempre ao lado da presidente e fundadora Nuria Vilanova.

Com forte atuação no ambiente 2.0, Nuria é blogueira e defende que um blog só faz sentido para  “quem acredita no modelo de conhecimento aberto, que se enriquece durante a partilha de ideias”.

 

Nuria Vilanova, presidente da Inforpress

Em entrevista ao PR Interview, Nuria, entre uma reunião e outra, comenta sobre a utilização desta ferramenta na Espanha (“as empresas, em geral, estão muito atrasadas”) e defende: “não acredito que todo o profissional de PR precise realmente ter um blog”.

Acompanhe a seguir os principais trechos desta entrevista:

PR Interview: Na Espanha, qual a importância do blog para o profissional de PR?

Nuria Vilanova: É muito importante! Eu utilizo, por exemplo, para me comunicar com minha equipe. Somos mais de 150 profissionais que trabalham em três países. Com o blog, fico por dentro dos acontecimentos e também ordeno minhas ideias.

Não acredito que todo o profissional de PR precise realmente ter um blog. Isso está muito associado à maneira de trabalhar e conduzir projetos. Um blog só tem sentido para quem acredita no modelo de conhecimento aberto, que se enriquece durante a partilha de ideias. Para muitas pessoas, no entanto, o segredo é o poder.  

PR Interview: E as empresas? Precisam ter blog?

Nuria Vilanova: As empresas, em geral, estão muito atrasadas em relação a este aspecto, graças a dois motivos. Primeiro: muita gente acreditava que os blogues corporativos estavam condenados ao fracasso. Segundo: muitas companhias tinham e ainda têm medo de ter blogues.

PR Interview: E como superar esse medo?

Nuria Vilanova: Ser, por exemplo, o primeiro a lançar um blog. Quando se lança, percebe-se que é uma grande vantagem competitiva. Temos ótimos exemplos nas áreas de consumo e corporativa.  

PR Interview: Quais blogs você recomenda?

Nuria Vilanova: www.muyobservador.com, www.enriquedans.com, www.muyahorro.com, www.actuacontralacrisis.com e www.megustanlasnueces.com

PR Interview: Para finalizar a conversa, em seu blogue, você sempre apoia campanhas sociais. O PR deve ter sempre essa consciência?

Nuria Vilanova: O PR deve ajudar a transmitir os valores das marcas e também da equipe que está por trás delas. Quem acredita em um mundo mais justo deve sim apoiar estes projetos.

 

LEIA NO PRÓXIMO POST:

Entrevista com Flavio Valsani, diretor-executivo da LVBA Comunicação (Brasil).

Bookmark and Share

Sobre Rodrigo Capella

Diretor da Pólvora PR, Assessor de Imprensa e Estudioso da Comunicação Digital, Rodrigo Capella já ministrou, desde 2008, mais de 350 palestras e cursos em eventos, associações, empresas e universidades, como Banco do Brasil, Novartis, Rotary Club, ESPM, FMU, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, Social Media Vale do Paraíba e Seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”, realizado em Aracaju pelo Governo de Sergipe. Além disso, o profissional foi professor de Comunicação Digital da pós-graduação da PUC-PR, da UNA-BH e da Universidade Anhembi Morumbi-SP. Capella é também autor de diversos livros, como “Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” e de “Rir ou Chorar”, biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva coordenada por Rubens Ewald Filho. E-mail: capella.rodrigo@gmail.com
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Nuria Vilanova, da Inforpress (Espanha)

  1. Teresa,

    muito obrigado pela visita e pelas palavras.

    Abs, Rodrigo Capella.

  2. Teresa Leonel disse:

    Rodrigo
    Gosto muito do seu trabalho.Parabéns pelas entrevistas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s