Maria do Rosário Louro, da Jervis Pereira (Portugal)


Click here and read the interview in English

“Ninguém contrata serviços de uma empresa sem ver o seu site e analisar a forma de posicionamento. É mais importante ter um site do que brochuras ou folhetos”.

Esta opinião é da portuguesa Maria do Rosário Louro, diretora-geral da Jervis Pereira.

Ao blog PR Interview, ela falou também sobre relatório de clipping, ROI e o trabalho que desenvolve para PMEs.

Acompanhe os principais trechos da entrevista:

Maria do Rosário Louro

PR Interview: Em assessoria de imprensa, o trabalho desenvolvido para as PMEs é diferente do implementado para grandes empresas?

Maria do Rosário Louro: Há algumas diferenças. As PMEs são mais difíceis de despertar interesse da imprensa. Os assessores não podem recorrer apenas ao envio de press releases e fazer somente convocação de entrevistas e conferências de imprensa, já que correm o risco de não obter grande êxito. A melhor forma de divulgar PMEs é interligar a comunicação e o marketing, articulando os respectivos planos passo a passo.

PR Interview: Os jornalistas de Portugal têm grande receptividade pelos eventos organizados por empresas?  

Maria do Rosário Louro: Sim, continuam tendo grande receptividade, principalmente se forem organizados por agências ou clientes. Nas Jervis Pereira, realizamos vários tipos de atividades, como conferências com a imprensa, almoços, apresentações, workshops, press trips e visitas às empresas, entre vários outros tipos.

PR Interview: Como vocês realizam, na agência, o trabalho de relatórios de clippings?

Maria do Rosário Louro: A nossa empresa elabora mensalmente relatórios de clipping com valorização econômica para todos os clientes. Cada relatório indica o tipo de mídia, a designação, o titulo da matéria, perfil, dimensão e circulação. Este serviço faz parte dos nossos serviços mais básicos e considero-o fundamental para a avaliação do nosso trabalho. No relatório segue sempre um gráfico com a evolução da valorização econômica ao longo dos meses.

PR Interview: Em Portugal, qual a importância do site para as empresas?   

Maria do Rosário Louro: Ninguém contrata serviços de uma empresa sem ver o seu site e analisar a forma de posicionamento. É mais importante ter um site do que brochuras ou folhetos. Quanto mais interativo for o site, mais dinâmica é a comunicação e mais bem posicionada fica a empresa.

PR Interview: Para finalizar, de que forma vocês medem o ROI?

Maria do Rosário Louro:  Se uma notícia ocupa meia página, o ROI é igual ao preço de tabela de meia página de publicidade naquele veículo. Se ocupar um parágrafo é igual ao preço do espaço publicitário de um parágrafo etc. Este critério é valido para imprensa escrita, rádio e TV. A internet ainda não é quantificada. Neste caso, adotamos critérios internos. 

Bookmark and Share

NO PRÓXIMO POST:

About these ads

Sobre Rodrigo Capella

Jornalista, professor, assessor de imprensa, escritor, palestrante, blogueiro e PR. Comunique-se, PR Interview, ComRemix, Nós, O.I, PQN, Mega Brasil, Crise & Comunicação, Abracom e Aberje.
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Maria do Rosário Louro, da Jervis Pereira (Portugal)

  1. Rafaela, tudo bem contigo? Dia 15 entra nova entrevista. Obrigado pela visita. Abs, Rodrigo Capella.

  2. Interessante a afirmação da Maria do Rosário sobre as PMEs. Infelizmente, a imprensa acaba deixando este setor de lado, restrito a matérias especiais. Porém as PMEs têm projetos interessantes que podem e merecem ser divulgados. Basta que a empresa tenha as estratégias adequadas para isso, como a Maria do Rosário também citou. É um desafio, mas que, aos poucos, vai sendo superado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s