Paulo Vieira Lima, colunista do Brasil Econômico (Brasil)


Click here and read the interview in English

“O bom jornalismo não deve depender exclusivamente das assessorias de imprensa, não deve ser refém delas”.

Esta é a opinião de Paulo Vieira Lima, titular da coluna Consumo Popular do Brasil Econômico. Em entrevista ao PR Interview, o jornalista analisou também os principais erros e acertos das assessorias de imprensa.

Coluna Consumo Popular, do Brasil Econômico

“Um grande erro que se acentua atualmente é o release cheio de adjetivos: empresa líder do segmento e produz o delicioso produto”, avalia.

Acompanhe a seguir os principais trechos desta entrevista:

PR Interview: Qual a importância das assessorias de imprensa para os veículos de comunicação?

Paulo Vieira Lima: As assessorias de imprensa têm importância fundamental para os veículos de comunicação. O papel delas é o de aproximar fontes de informação e jornalistas. Quando os assessores têm noção exata do que é informação relevante, capaz de interessar para o público em geral ou a um público específico, ele podem fazer a ponte com o veículo e editoria adequada à veiculação. Neste caso, a informação tem chance de virar notícia. Apesar da estrutura profissionalizada das assessorias, o bom jornalismo não deve depender exclusivamente delas, não deve ser refém das assessorias. Entretanto, quando uma assessoria consegue credibilidade por ter fontes confiáveis, com certeza será bem vinda ao trabalho do jornalista na redação dos veículos.

PR Interview: Quais os maiores erros das assessorias de imprensa durante o contato diário com a imprensa?

Paulo Vieira Lima: Um grande erro que se acentua atualmente é o release cheio de adjetivos: empresa líder do segmento e produz o delicioso produto. Não pode haver mistura de texto de propaganda com texto noticioso. Outro erro é mandar o mesmo release para várias pessoas do mesmo veículo. Some-se a isto o problema de algumas assessorias terem muita rotatividade de mão de obra e utilizarem muita gente inexperiente sem a necessária orientação de um profissional vivido e com experiência prática em redação das várias mídias.

PR Interview: Quais os maiores acertos?

Paulo Vieira Lima: O fato de algumas assessorias terem esquema de editorias facilita, sempre, para conversar com o jornalista experiente em determinado assunto. Cada vez mais as assessorias estão diretamente vinculadas aos setores decisores das empresas/clientes e fazem parte das áreas de planejamento estratégico.

PR Interview: Em sua opinião, as redes sociais das agências de comunicação trazem informações relevantes para a imprensa?

Paulo Vieira Lima: As redes sociais das agências trazem informações relevantes se estiverem dentro do universo compreendido pela assessoria de imprensa. A agência precisa atrelar o seu nome e seu prestígio ao que está sendo divulgado. Caso isto não ocorra,  as informações do twitter, facebook etc entram na vala comum do montão de coisas que a internet oferece sem o menor compromisso com a qualidade/veracidade.

PR Interview: Para finalizar, qual o perfil ideal de assessoria?

Paulo Vieira Lima: O perfil ideal de uma assessoria é que ela não seja apenas de imprensa. É preciso que ela seja uma assessoria de comunicação e tenha equipe multidisciplinar. Deve ter relações públicas fazendo relações públicas; jornalistas fazendo jornalismo; publicitários fazendo publicidade e todos devem entender a comunicação como um processo integrado.

Bookmark and Share

NO PRÓXIMO POST:

João José Forni, especialista em gestão de crise (Brasil)

About these ads

Sobre Rodrigo Capella

Jornalista, professor, assessor de imprensa, escritor, palestrante, blogueiro e PR. Comunique-se, PR Interview, ComRemix, Nós, O.I, PQN, Mega Brasil, Crise & Comunicação, Abracom e Aberje.
Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Paulo Vieira Lima, colunista do Brasil Econômico (Brasil)

  1. Paulo, obrigado pela visita. Ótima análise. Abs, Capella.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s